Filipenses

Autor Paulo (e Timóteo)

A autoria paulina era universalmente aceita na Igreja primitiva e dificilmente é questionada hoje.

Data 60-61 d.C.

Verso  “Filipenses louva a fé que faz regozijar, quem humildade pode demonstrar.”

Versículos chave 4.4 (1.21; 2.1-2; 4.13)

Propósito  Promover a vitalidade contínua do Evangelho entre os filipenses para que este pudesse continuar a progredir por intermédio deles.

Mensagem  A vitalidade contínua do Evangelho entre os filipenses é a garantia de que o Evangelho continuará a crescer por meio deles.

Contribuição para o Cânon (Porque este livro está na Bíblia?)

• A igreja dos filipenses serve como modelo para igrejas locais.
  • Revela a base da unidade e da alegria (alvo comum: conhecimento de Cristo e trabalho comum – o bem estar do outro).

Esboço

1. Saudação (1.1-2)
  2. Agradecimento (1.3-11)
  3. Explicação da sua condição (1.12-26)
  4. Exortação e exemplos: Unidade / Humildade (1.27-2.30)
    1. Unidade (1.27-30)
    2. Humildade (2.1-4)
    3. Exemplos: Cristo, Timóteo, Epafrodito (2.3-30)
  5. Advertências (3.1-21)
    1. Contra o legalismo (3.1-4)
    2. Contra o antinomianismo (3.5-21)
  6. Exortação à paz (4.1-9)
    1. No Corpo (4.1-3)
    2. Nas circunstâncias (4.4-8)
  7.  Gratidão pela dádiva (4.10-19)
  8. Conclusão (4.20-23)

Pontos notáveis

• Esta é uma das “epístolas da prisão”, junto com Efésios, Colossenses e Filemom.
  • Início da Igreja em Filipos – At 16.6-40 (durante a 2ª viagem missionária de Paulo, 49-52 d.C.).
  • Filipos foi a porta de entrada para o Evangelho na Europa. Este primeiro lugar onde o cristianismo foi pregado no Velho Continente era próximo ao rio Gangites, ao sul da cidade. Algumas mulheres tementes a Deus[1] encontravam-se lá para orar e foi lá que Lídia se tornou a primeira convertida “oficial” à nova fé. Depois do seu batismo, a equipa missionária (Paulo, Silas, Timóteo e Lucas) ficou hospedada na casa dela, onde a recém-nascida igreja provavelmente se reuniu em seus primeiros estágios (At 16.40).
  • Três incidentes marcaram a fase inicial desta igreja. O exorcismo de uma escrava explorada (16.16-18), que levou ao aprisionamento e tortura de Paulo e Silas (16.19-24), que levou à conversão do carcereiro e sua casa (16.25-34). Com um início tão modesto, estabeleceu-se uma das igrejas mais fiéis do NT. Lucas parece ter assumido o cuidado do rebanho por até seis anos,[2] depois dos quais Epafrodito pode ter assumido tal função.
  • Possíveis problemas na Igreja em Filipos: Falta de unidade (2.3-4, 4.2); Legalismo (3.1-3); Ansiedade (4.6-7).
  • A Igreja em Filipos enviou Epafrodito ao encontro de Paulo, na prisão, com uma oferta. Paulo aproveitou aquela ocasião para agradecer a generosidade da Igreja, encorajar os crentes, motivá-los à unidade e ao amor, e enviar-lhes Epafrodito de volta.
  • A Igreja enviou ajuda material para Paulo duas vezes em Tessalónica (4.16), uma vez em Corinto (2Co 11.9) e continuou a cuidar de Paulo na prisão, enviando outra oferta cujo portador foi Epafrodito (4.18).
  • Paulo resume a sua filosofia de vida em 1.21 e 3.12-14.
  • Paulo aprendeu a regozijar-se e a estar contente apesar das circunstâncias da vida! Sua vida cristã não mudou, nem na fartura, nem na fome.
  • No cap. 1, Paulo elogia os filipenses pelo amor e crescimento na vida cristã, e explica a causa da sua alegria, apesar da sua prisão.
  • No cap. 2, Paulo dá 3 exemplos de pessoas que consideravam os outros superiores a si mesmos: 1. Cristo (2.5-11); 2. Timóteo (2.19-24); 3. Epafrodito (2.25-30).
  • O cap. 3 contém advertências contra os judaizantes que substituíram o conhecimento pessoal de Deus, verdadeiro alvo do cristão, por mandamentos humanos.
  • No cap. 4, Paulo exorta a igreja à unidade e a desenvolver alegria independente de conflitos, ansiedades ou aflições, enfatizando como alcançar a paz de Deus, paz com Deus e o Deus da paz.
  • Cristo em Filipenses: 1. A VIDA do cristão; 2. O MODELO do cristão; 3. O ALVO do cristão; 4. O PODER do cristão.Imagem28
  • O “Hino” de Cristo em 2.5-11: 1. Jesus é Deus; 2. Jesus é Homem; 3. Jesus é Salvador; 4. Jesus é Senhor.
  • Toda a carta é dominada pela história de Cristo em 2.5-11, o Cristo a Quem somos chamados a servir e cuja semelhança devemos buscar. “Conhecer a Cristo” significa viver e agir na comunidade cristã assim como Ele viveu em Sua encarnação e crucificação.

[1] O termo significa alguém que se fez praticante parcial do judaísmo.

[2] As passagens na primeira pessoa do plural desaparecem do texto de Atos até 20.5-6, quando Paulo visita a Macedónia pela terceira vez em sua terceira viagem missionária (c. 57 d.C.).