Filipenses
Autor Paulo (e Timóteo)
A autoria paulina era universalmente aceita na Igreja primitiva e dificilmente é questionada hoje.
Data 60-61 d.C.
Verso “Filipenses louva a fé que faz regozijar, quem humildade pode demonstrar.”
Versículos chave 4.4 (1.21; 2.1-2; 4.13)
Propósito Promover a vitalidade contínua do Evangelho entre os filipenses para que este pudesse continuar a progredir por intermédio deles.
Mensagem A vitalidade contínua do Evangelho entre os filipenses é a garantia de que o Evangelho continuará a crescer por meio deles.
Contribuição para o Cânon (Porque este livro está na Bíblia?)
- A igreja dos filipenses serve como modelo para igrejas locais.
- Revela a base da unidade e da alegria (alvo comum: conhecimento de Cristo e trabalho comum – o bem estar do outro).
Esboço
- Saudação (1.1-2)
- Agradecimento (1.3-11)
- Explicação da sua condição (1.12-26)
- Exortação e exemplos: Unidade / Humildade (1.27-2.30)
- Unidade (1.27-30)
- Humildade (2.1-4)
- Exemplos: Cristo, Timóteo, Epafrodito (2.3-30)
- Advertências (3.1-21)
- Contra o legalismo (3.1-4)
- Contra o antinomianismo (3.5-21)
- Exortação à paz (4.1-9)
- No Corpo (4.1-3)
- Nas circunstâncias (4.4-8)
- Gratidão pela dádiva (4.10-19)
- Conclusão (4.20-23)
Pontos notáveis
- Esta é uma das “epístolas da prisão”, junto com Efésios, Colossenses e Filemom.
- Início da Igreja em Filipos – At 16.6-40 (durante a 2ª viagem missionária de Paulo, 49-52 d.C.).
- Filipos foi a porta de entrada para o Evangelho na Europa. Este primeiro lugar onde o cristianismo foi pregado no Velho Continente era próximo ao rio Gangites, ao sul da cidade. Algumas mulheres tementes a Deus[1] encontravam-se lá para orar e foi lá que Lídia se tornou a primeira convertida “oficial” à nova fé. Depois do seu batismo, a equipa missionária (Paulo, Silas, Timóteo e Lucas) ficou hospedada na casa dela, onde a recém-nascida igreja provavelmente se reuniu em seus primeiros estágios (At 16.40).
- Três incidentes marcaram a fase inicial desta igreja. O exorcismo de uma escrava explorada (16.16-18), que levou ao aprisionamento e tortura de Paulo e Silas (16.19-24), que levou à conversão do carcereiro e sua casa (16.25-34). Com um início tão modesto, estabeleceu-se uma das igrejas mais fiéis do NT. Lucas parece ter assumido o cuidado do rebanho por até seis anos,[2] depois dos quais Epafrodito pode ter assumido tal função.
- Possíveis problemas na Igreja em Filipos: Falta de unidade (2.3-4, 4.2); Legalismo (3.1-3); Ansiedade (4.6-7).
- A Igreja em Filipos enviou Epafrodito ao encontro de Paulo, na prisão, com uma oferta. Paulo aproveitou aquela ocasião para agradecer a generosidade da Igreja, encorajar os crentes, motivá-los à unidade e ao amor, e enviar-lhes Epafrodito de volta.
- A Igreja enviou ajuda material para Paulo duas vezes em Tessalónica (4.16), uma vez em Corinto (2Co 11.9) e continuou a cuidar de Paulo na prisão, enviando outra oferta cujo portador foi Epafrodito (4.18).
- Paulo resume a sua filosofia de vida em 1.21 e 3.12-14.
- Paulo aprendeu a regozijar-se e a estar contente apesar das circunstâncias da vida! Sua vida cristã não mudou, nem na fartura, nem na fome.
- No cap. 1, Paulo elogia os filipenses pelo amor e crescimento na vida cristã, e explica a causa da sua alegria, apesar da sua prisão.
- No cap. 2, Paulo dá 3 exemplos de pessoas que consideravam os outros superiores a si mesmos: 1. Cristo (2.5-11); 2. Timóteo (2.19-24); 3. Epafrodito (2.25-30).
- O cap. 3 contém advertências contra os judaizantes que substituíram o conhecimento pessoal de Deus, verdadeiro alvo do cristão, por mandamentos humanos.
- No cap. 4, Paulo exorta a igreja à unidade e a desenvolver alegria independente de conflitos, ansiedades ou aflições, enfatizando como alcançar a paz de Deus, paz com Deus e o Deus da paz.
- Cristo em Filipenses: 1. A VIDA do cristão; 2. O MODELO do cristão; 3. O ALVO do cristão; 4. O PODER do cristão.
- O “Hino” de Cristo em 2.5-11: 1. Jesus é Deus; 2. Jesus é Homem; 3. Jesus é Salvador; 4. Jesus é Senhor.
- Toda a carta é dominada pela história de Cristo em 2.5-11, o Cristo a Quem somos chamados a servir e cuja semelhança devemos buscar. “Conhecer a Cristo” significa viver e agir na comunidade cristã assim como Ele viveu em Sua encarnação e crucificação.
[1] O termo significa alguém que se fez praticante parcial do judaísmo.
[2] As passagens na primeira pessoa do plural desaparecem do texto de Atos até 20.5-6, quando Paulo visita a Macedónia pela terceira vez em sua terceira viagem missionária (c. 57 d.C.).