Efésios

Autor Paulo (e irmãos companheiros)

Embora alguns estudiosos argumentem contra a autoria paulina, há consenso geral que Paulo escreveu esta epístola.

Data 60-61 d.C.

Verso  “Andar de modo digno da sua vocação – Efésios exalta nossa alta posição.”

Versículos chave 4.1; 2.8-10; 1.3; 6.10

Propósito  Encorajar o desfrute da posição privilegiada da Igreja em Cristo e sua aplicação na vida quotidiana para Cristo no mundo.

Mensagem  Privilégios espirituais no Cristo exaltado devem levar o corpo ao crescimento em união, à santificação na vida diária e ao triunfo no conflito espiritual.

Contribuição para o Cânon (Porque este livro está na Bíblia?)

• É um ótimo resumo da teologia paulina.
  • Mostra a alta posição do crente e exige que se siga essa posição em termos bem práticos.
  • Desenvolve o tema da Igreja como Corpo, composto por judeus e gentios, unidos pelo sangue de Cristo.
  • Revela a importância da oração na vida cristã.

Esboço

1. A Posição: Em Cristo (1-3)
      1. Saudação (1.1-2)
      2. Adoração por bênçãos espirituais (1.3-14)
      3. Oração pela apropriação (1.15-23)
      4. Apropriação pelo sangue (2.1-22)
      5. Proclamação do mistério (3.1-13)
      6. Oração por amor e poder (3.14-21)
    2. A Prática: Andar de modo digno (4-6)
      1. Andar em unidade (4.1-16)
      2. Andar em santidade (4.17-32)
      3. Andar em amor (5.1-6)
      4. Andar em luz (5.7-14)
      5. Andar em sabedoria (5.15-6.9)
      6. Andar em submissão (5.21-6.9)
      7. Permanecer em vitória (6.10-20)
      8. Conclusão / Bênção (6.21-24)

Pontos notáveis

• Efésios é uma das “epístolas da prisão”, junto com Colossenses, Filipenses e Filemom. É muito semelhante à carta aos Colossenses. 78 dos 155 versículos de Efésios têm correspondentes em Colossenses.
  • Alguns estudiosos acham que Efésios foi uma carta circular (alguns manuscritos não contêm as palavras “aos efésios”). É possível que tenha circulado entre várias igrejas, mas a evidência é forte no sentido de que foi recebida pelos efésios em primeiro lugar.
  • Tem sido dito que esta epístola contém a mais profunda verdade revelada aos homens, e, talvez, a igreja de Éfeso estivesse mais bem preparada do que as outras para ser a receptora de tal verdade, uma vez que a longa permanência de Paulo ali poderia ter-lhe dado um melhor preparo para ouvi-la e entendê-la. O conteúdo da epístola transcende a qualquer questão pessoal ou local, ou seja, o que está escrito em Efésios é de aplicação para qualquer crente ou igreja cristã.
  • A IGREJA na Carta aos Efésios: 1. O Corpo de Cristo (2.16; 4.4,12); 2. Mistério (3.3); 3. Edifício (2.21); 4. A família de Deus (2.19); 5. Santuário (2.21); 6. Habitação de Deus (2.22).
  • Três temas principais: 1. A Unidade da Igreja; 2. A vitória de Cristo; 3. O poder do Espírito.
  • Somos escolhidos pelo PAI (1.3-5); somos redimidos pelo FILHO (1.7); somos selados pelo ESPÍRITO (1.13).Imagem27
  • A frase “em Cristo”, ou equivalente, ocorre cerca de 35 vezes nesta carta.
  • A segurança do cristão descansa na soberania de Deus (Sua escolha antes da fundação do mundo), no sacrifício de Cristo e no selo do Espírito Santo. Quem pode roubar / perder tal salvação?
  • Esta nova vida de retidão precisa ser sustentada pela atitude interior de amor, na qual os crentes imitam o modelo sacrificial de Cristo e rejeitam o estilo de vida egoísta que antes adotavam, que levava a todo o tipo de impureza e imoralidade (5.1-6).
  • Não é suficiente ter conhecimento das doutrinas da fé. É necessário ter um comportamento condizente com a nossa alta posição “em Cristo”.
  • Uma das melhores expressões da plenitude do Espírito Santo é o Lar Cristão!
  • O Corpo de Cristo deve ser um corpo unido na prática, não só na doutrina. É composto por todas as raças, classes sociais, tribos, povos, línguas, etc.
  • O estilo de vida dos crentes deve ser caracterizado por sabedoria, aquela cuidadosa aplicação de conhecimento espiritual a situações práticas da vida (5.15-20).
  • A nossa luta não é contra pessoas, mas contra as potestades e contra os poderes de Satanás.
  • Esta carta é parte essencial da história bíblica. Ela deixa claro que Deus leva a Igreja muito mais a sério do que a levaram certos cristãos que viveram em épocas posteriores, precisamente porque ela é o lugar onde Deus realizou a reconciliação entre pessoas diversas, que muitas vezes eram inimigas implacáveis umas das outras, fazendo delas o Seu povo, que dá testemunho da imagem Dele em sua vida como Corpo – e tudo isso como evidência de que Ele derrotou “os poderes”.
  • 6.24 “A graça seja com todos os que amam sinceramente a nosso Senhor Jesus Cristo.”