Colossenses

Autor Paulo (e Timóteo)

Um argumento convincente a favor da autoria paulina é o facto de que Filemom, que é incontestavelmente paulina, menciona as mesmas pessoas encontradas em Colossenses (Timóteo, Onésimo, Arquipo, Epafras, Marcos, Aristarco, Demas e Lucas) e é enviada à mesma cidade.

Data 60-61 d.C.

Verso  “Colossenses mostra Cristo na Sua primazia, e combate o começo de uma nova heresia”.

Versículos chave 3.1-2 (2.9-10; 3.17,23)

Propósito  Promover dedicação exclusiva a Cristo como Cabeça todo suficiente da Igreja ao confrontar Suas perfeições com o falso sistema religioso que era ensinado em Colossos.

Mensagem  A superioridade e suficiência da pessoa de Cristo e de Sua obra como Cabeça da Igreja exigem dedicação exclusiva em atitude e ação.

Contribuição para o Cânon (Porque este livro está na Bíblia?)

• Exalta Cristo, o Criador e Redentor, talvez mais do que qualquer outro livro do NT.
  • Mostra a suprema suficiência de Cristo em todos os aspectos da vida do crente.

Esboço

1. Introdução (1.1-11)
      1. Saudação (1.1-2)
      2. Gratidão e oração (1.3-11)
    2. A primazia de Cristo (1.13-2.23)
      1. Na criação (1.13-18)
      2. Na redenção (1.19-23)
      3. Na Igreja (1.24-29)
      4. Na vida cristã [contra heresias] (2.1-23)
    3. A prática da primazia de Cristo na vida diária do cristão (3.1-4.6)
      1. Práticas gerais (3.1-17)
        1. Os deveres dos crentes (3.1-4)
        2. “Despojar” (3.5-11)
        3. “Revestir” (3.12-17)
      2. Práticas específicas (3.18-4.6)
        1. Submeter-se (3.18-4.1)
        2. Orar / Evangelizar (4.2-6)
    4. Conclusão (4.7-18)

Pontos notáveis

• Esta é uma das “epístolas da prisão”, junto com Efésios, Filipenses e Filemom. É muito semelhante à carta aos Efésios (O Corpo da Cabeça).
  • A igreja em Colossos foi estabelecida durante os três anos de ministério de Paulo em Éfeso (At 19). Seu fundador não foi Paulo, o qual nunca esteve lá (2.1), mas Epafras (1.5-7), que aparentemente foi salvo durante uma visita a Éfeso, e então provavelmente estabeleceu a igreja em Colossos no seu retorno a casa.
  • Alguns anos depois da igreja em Colossos ter sido fundada, uma perigosa heresia surgiu, ameaçando-a – heresia essa não identificada com nenhum sistema histórico particular. Ela continha elementos do que, mais tarde, ficou conhecido como gnosticismo: que Deus é bom, mas a matéria é má; que Jesus Cristo foi, simplesmente, um de uma série de emanações descendentes de Deus e um ser inferior a Deus (uma crença que os levava a negar a Sua verdadeira humanidade), e que era necessário um conhecimento secreto e mais elevado do que a Escritura para o esclarecimento e para a salvação.
  • A heresia em Colossos: 1. Raciocínios falazes (2.4); Legalismo (2.11-17); 3. Misticismo – anjos, visões (2.18-23); 4. Filosofias e vãs subtilezas (2.8); 5. Festas / Cerimónias (2.16-17)
  • Paulo combate as novas heresias na Igreja (ascetismo, legalismo, misticismo, etc.) com uma cristologia bem forte. Com Cristo no centro, e entendido biblicamente, as heresias são eliminadas.
  • Mais uma vez Paulo mostra que doutrina e dever (posição / prática) estão intimamente ligados.

Imagem29

• Cristo é tudo na vida cristã. O cristão tem Nele tudo o que necessita.
  • Se Cristo é tudo para o cristão, porquê tentar viver sem Ele?
  • O crente que realmente “busca as coisas lá do alto”, pratica o bem cá em baixo!
  • A obra de Cristo no novo homem:
    • Entendimento do Evangelho (1.5-6)
    • Reconciliação (1.22)
    • Aperfeiçoamento (2.10)
    • Sepultamento e ressurreição espiritual (2.12)
    • Vivificação e perdão (2.13)
    • Absolvição da condenação (2.14)
  • Esta epístola tem uma importância notável na história bíblica, por sua exaltação de Cristo e por nos lembrar de que a conduta apropriada é importante – mas apenas na medida em que reflete o caráter e a redenção do próprio Cristo.