Colossenses
Autor Paulo (e Timóteo)
Um argumento convincente a favor da autoria paulina é o facto de que Filemom, que é incontestavelmente paulina, menciona as mesmas pessoas encontradas em Colossenses (Timóteo, Onésimo, Arquipo, Epafras, Marcos, Aristarco, Demas e Lucas) e é enviada à mesma cidade.
Data 60-61 d.C.
Verso “Colossenses mostra Cristo na Sua primazia, e combate o começo de uma nova heresia”.
Versículos chave 3.1-2 (2.9-10; 3.17,23)
Propósito Promover dedicação exclusiva a Cristo como Cabeça todo suficiente da Igreja ao confrontar Suas perfeições com o falso sistema religioso que era ensinado em Colossos.
Mensagem A superioridade e suficiência da pessoa de Cristo e de Sua obra como Cabeça da Igreja exigem dedicação exclusiva em atitude e ação.
Contribuição para o Cânon (Porque este livro está na Bíblia?)
- Exalta Cristo, o Criador e Redentor, talvez mais do que qualquer outro livro do NT.
- Mostra a suprema suficiência de Cristo em todos os aspectos da vida do crente.
Esboço
- Introdução (1.1-11)
- Saudação (1.1-2)
- Gratidão e oração (1.3-11)
- A primazia de Cristo (1.13-2.23)
- Na criação (1.13-18)
- Na redenção (1.19-23)
- Na Igreja (1.24-29)
- Na vida cristã [contra heresias] (2.1-23)
- A prática da primazia de Cristo na vida diária do cristão (3.1-4.6)
- Práticas gerais (3.1-17)
- Os deveres dos crentes (3.1-4)
- “Despojar” (3.5-11)
- “Revestir” (3.12-17)
- Práticas específicas (3.18-4.6)
- Submeter-se (3.18-4.1)
- Orar / Evangelizar (4.2-6)
- Práticas gerais (3.1-17)
- Conclusão (4.7-18)
Pontos notáveis
- Esta é uma das “epístolas da prisão”, junto com Efésios, Filipenses e Filemom. É muito semelhante à carta aos Efésios (O Corpo da Cabeça).
- A igreja em Colossos foi estabelecida durante os três anos de ministério de Paulo em Éfeso (At 19). Seu fundador não foi Paulo, o qual nunca esteve lá (2.1), mas Epafras (1.5-7), que aparentemente foi salvo durante uma visita a Éfeso, e então provavelmente estabeleceu a igreja em Colossos no seu retorno a casa.
- Alguns anos depois da igreja em Colossos ter sido fundada, uma perigosa heresia surgiu, ameaçando-a – heresia essa não identificada com nenhum sistema histórico particular. Ela continha elementos do que, mais tarde, ficou conhecido como gnosticismo: que Deus é bom, mas a matéria é má; que Jesus Cristo foi, simplesmente, um de uma série de emanações descendentes de Deus e um ser inferior a Deus (uma crença que os levava a negar a Sua verdadeira humanidade), e que era necessário um conhecimento secreto e mais elevado do que a Escritura para o esclarecimento e para a salvação.
- A heresia em Colossos: 1. Raciocínios falazes (2.4); Legalismo (2.11-17); 3. Misticismo – anjos, visões (2.18-23); 4. Filosofias e vãs subtilezas (2.8); 5. Festas / Cerimónias (2.16-17)
- Paulo combate as novas heresias na Igreja (ascetismo, legalismo, misticismo, etc.) com uma cristologia bem forte. Com Cristo no centro, e entendido biblicamente, as heresias são eliminadas.
- Mais uma vez Paulo mostra que doutrina e dever (posição / prática) estão intimamente ligados.
- Cristo é tudo na vida cristã. O cristão tem Nele tudo o que necessita.
- Se Cristo é tudo para o cristão, porquê tentar viver sem Ele?
- O crente que realmente “busca as coisas lá do alto”, pratica o bem cá em baixo!
- A obra de Cristo no novo homem:
- Entendimento do Evangelho (1.5-6)
- Reconciliação (1.22)
- Aperfeiçoamento (2.10)
- Sepultamento e ressurreição espiritual (2.12)
- Vivificação e perdão (2.13)
- Absolvição da condenação (2.14)
- Esta epístola tem uma importância notável na história bíblica, por sua exaltação de Cristo e por nos lembrar de que a conduta apropriada é importante – mas apenas na medida em que reflete o caráter e a redenção do próprio Cristo.